Escola Jardins

Ensino

Período integral

A Escola Jardins oferece para as crianças que cursam o período integral várias estimulações, aulas diferenciadas, recreações dirigidas, etc...
Os pais não precisam se preocupar, pois a alimentação de seus filhos neste período é elaborada por uma nutricionista, com cardápios ricos em nutrientes, frescos e variados.

 

Proposta Pedagógica

Com excelência em educação infantil e experiência desde 1982, a Escola Jardins possui um conceito pedagógico renovador, baseado na filosofia socioconstrutivista, através da qual a criança é tratada individualmente e incentivada a construir seu conhecimento do mundo por intermédio do próprio raciocínio: um indivíduo, porém que – para além de uma compreensão mecânica da própria individualidade e da construção do conhecimento - constrói, reproduz e subverte relações sociais e que deve adquirir bases sólidas para tornar-se um elemento ativo na sociedade, crítico e capaz.
Em um ambiente cercado de carinho e amor, onde o contato com a natureza, o lúdico e o desenvolvimento musical e artístico são considerados essenciais para uma formação completa e feliz.
A Escola Jardins oferece o ensino em Português, com atividades pedagógicas sistemáticas de acordo com a  grade curricular, incluindo a :
* Língua Inglesa - Todos os dias as crianças têm dentro da nossa grade curricular aulas ministradas somente em inglês, desde o berçário até o infantil II de forma natural e lúdica.

OBS: não podemos confundir com o bilíngue que são 4 horas consecutivas para nossos alunos do integral (sem taxa adicional)

Alfabetização

Nossa alfabetização é gradativa, concluindo-se, plenamente, no último ano letivo do curso de educação infantil.

Nossos alunos entram no primeiro ano do Ensino Fundamental nas mais conceituadas escolas, habilitando nossos alunos a entratem no 1º ano de ensino fundamental.

A filosofia educacional da nossa escola visa estimular o desenvolvimento cerebral e a aquisição natural da linguagem desde a primeira infância. O contato com mais de um idioma facilita não apenas a construção de sinapses relacionadas à habilidade multilinguística, como o desenvolvimento completo do indivíduo de modo que nossa grade curricular é construída multidisciplinarmente.

 

Atividades Multidisciplinares (Grade Curricular)

Nossa escola tem atividades e projetos em:

* português
* inglês
* musicalização
* artes – na Escola Jardins as crianças têm as mãos e mentes livres para representar suas infinitas possibilidades artísticas. Valorizamos esta área e incentivamos nossos educadores para que tenham a sensibilidade de deixar, em situações variadas, a criança criar com liberdade, respeitando seu momento.
* teatro ( representação e contadorde histórias).
* Informática ( robótica )
* aula de linha/normalização – liberdade com responsabilidade ( Montessori )
* cidadania
* sustentabilidade
* natureza e sociedade
* jardinagem - Mini hortas – com o objetivo de incentivar o amor e cuidados com as plantas, nossas crianças; cultivam e colhem o que plantam nas mini hortas.
* etiqueta ( noções básicas -  extensão familiar).
* vida prática ( a criança vivencia atividades espelhadas no adulto, brincando ).
* psicomotricidade
* educação física (corpo e movimento)
* recreação livre e dirigida ( importante para o desenvolvimento social, psicomotor, criativo, afetivo, lúdico, pois não podemos esquecer que a criança gosta de brincar, brincar, brincar...)
* matemática
* culinária ( estímulo do desenvolvimento dos sentidos – Reggio Emília ) –  diferentes texturas, gostos, formas , cores, e as transformações por que passam os alimentos no processo de manipulação.

 

Bilíngue – optativo - duração de 02 horas por dia.
Esta opção normalmente é adotada por crianças que frequentam o ensino integral, portanto sem prejuízo à carga horária  do  nosso ensino sistemático, em português. As aulas do Bilíngue são ministradas totalmente em Inglês, em todas as situações vivenciadas pelas crianças ( lúdicas, cognitivas, artísticas, esportivas etc...)

 



yoga,
futebol,
ballet,
capoeira,
convênio com escolas de natação que oferecem 10% de desconto para nossos alunos.

 

A adaptação de nossas crianças no berçário é tão importante para as mesmas como para suas famílias, que têm a qualquer momento livre acesso, para entrar e sair do mesmo.

A amamentação do bebê pode ser feita no berçário tendo sempre o apoio do lactário da nossa escola.

O cardápio das nossas crianças no berçário é individual, com a indicação de seus pediatras e a orientação de nossa nutricionista.

Nossa cozinha segue todas as regras da ANVISA, com alimentação fresca e rica.

No berçário as crianças são estimuladas individualmente, de acordo com seus meses de idade. As aulas de inglês são dadas todos os dias através de músicas, histórias ....  Possuem também aulas de musicalização e de artes.

As atividades motoras (DMG- desenvolvimento motor global e DMF- desenvolvimento motor fino ) realizadas pelas nossas crianças são ricamente planejadas pela Escola Jardins, usando desde o movimento do dia a dia do aluno ( a criança sentada no chão do pátio pinça, com seus  dedinhos, as folhinhas que estão caídas da jabuticabeira) e  em todas as áreas em que ela é trabalhada, incluindo circuitos motores.

As massagens – possuímos fisioterapeutas especializadas para fazerem massagem nas crianças do nosso berçário, porém estas só podem ser realizadas com a autorização do pediatra das mesmas e com o agendamento antecipado na secretaria da escola.

Espaço físico - Nosso berçário é espaçoso e arejado. Possuímos  12 berços, banheiro e salas de estimulação, refeições adaptadas às necessidades de cada criança. Os bebês também têm acesso ao nosso pátio arborizado, ao tanque de areia e aos seus brinquedos ( adequados à sua idade ). Nossas vagas são limitadas.

Banheiro do berçário -  possui banheiras individualizadas, antialérgicas, e a temperatura da água é mantida estabilizada durante todo o banho.

Higienização - Nossos ambientes possuem higienização de mãos adequadas, além do uso de pró-pés e touca. Pia para lavar as mãos nos ambientes de trocas  ( fraldas, banho e etc...)

Confiança – é importante a presença da mamãe ou de um membro da família da criança, nos primeiros dias em que esta começa a frequentar o berçário, pois isso trará segurança para ambas as partes. A família deve se sentir confiante na atitude de deixar a criança na escola, pois este possui um conjunto de benefícios para o bebê:

- convívio com outras crianças;
- profissionais especializados nessa faixa etária;
- vários estímulos cognitivos, musicais e artísticos;
- variedade de brinquedos direcionados à faixa etária;
- ambiente acolhedor e higiênico.

Como diz o neurologista Doutor Raul Marinho : é nessa fase, até os três anos de idade, que o cérebro tem  uma maior capacidade de desenvolvimento, estabelecendo sinapses, que favorecem sua  estimulação.

 

 

Ir para o topo